sexta-feira, 18 de outubro de 2013

História do cavalo Paint Horse

Paint Horse
.

   Paint Horse é uma raça de cavalo originária dos Estados Unidos, caracterizada por ser inteligente, musculosa, versátil, forte e atlética. A conformação musculosa, em relação à construção óssea e muscular, fazem que este cavalo seja adaptado para trabalho em fazenda. Embora geralmente com estrutura óssea forte e balanceada, o Paint é um animal considerado bonito, especialmente na área da pescoço e da cabeça. Cada cavalo tem uma combinação de branco e outras cores. Antes de ser criada a associação do cavalo Paint no Brasil, a ABQM passou a fazer um registro especial especificando o excesso do branco.
É uma raça relativamente nova no Brasil. O seu início se deu nos Estados Unidos, a partir da não concessão de registro da Associação Americana do cavalo Quarto de milha. O Paint é uma opção para os criadores de Quarto de milha, que une a versatilidade com a pelagem.
O Paint Horse é um cavalo onde tem a mesma origem do Quarto de Milha, ele possui o mesmo sangue : Mustangue, Puro Sangue Inglês e Árabe. Apesar do nome o Paint Horse é a mesma raça do Quarto de Milha, apesar de alguns fazendeiro, preferirem ele por sua beleza de pelagem.
 O Paint Horse serve para os mesmos esportes : laço, baliza, tambor entre outros.
A associação de Paint Horse no Brasil está localizada em Bauru.
Alguns paint são homozigotos para gene tobiano, vale dizer, o descendente nasce necessariamente pintado. São dois os tipos de coloração: overo e tobiano. Overo é a cor básica com grandes manchas brancas e irregulares; tobiano é a pelagem de fundo branco com grandes manchas de outras cores e irregulares. O nome "pinto" vem do espanhol "pintado", que se tornou, para os caubóis do oeste americano, paint. Cavalos mosqueados ou com mais de uma cor também eram chamados de "calicos".

história do cavalo quarto de milha



Na época em que a guerra da independência começou, os colonizadores tinham tornado-se muito afeiçoados às corridas , que em geral eram disputada entre três cavalos que corriam até um quarto de milha (402,33600 metros). Mas outras atividades tambem foram desempenhadas com sucesso por estes animais.
Linhagens diferentes foram sendo definidas para cada atividade. Hoje são bem distintas e tem uma seleção rigorosa. Mas a principal característica do quarto de milha é a versatilidade. Corridas, provas de vaqueiros em geral e trabalho no campo. Teve bastante aceitação no trabalho e lida do campo devido a sua docilidade, robustez e velocidade. No nordeste do Brasil, o quarto de milha tornou-se o melhor em vaquejada. No sul do Brasil, nos trabalhos de campo, encontra-se em concorrência com o cavalo crioulo.


O quarto de milha de corrida




Os primeiros registros de corridas de animais que seriam formadores da raça quarto de milha em formação remonta a 1674, em Henrico County, no estado da Virgínia. Cada corrida era composta por apenas dois cavalos e correram pelas ruas de vilas e pistas, e mesmo em clareiras em áreas desmatadas. Essa corrida de velocidade em pequenas distâncias nas primeiras colônias foi o primeiro exemplo de corrida do cavalo quarto de milha nos Estados Unidos.
Na época em que a guerra da Independência dos Estados Unidos começou, os colonizadores tinham se tornado muito afeiçoados à corrida de um quarto de milha de distância, 402 metros.
A corrida de cavalo quarto de milha permaneceu numa base informal com corridas de finais de semana, em centenas de pequenas pistas que surgiram como pioneiras, e assim continuou por vários anos., difundido-se pelos Estados Unidos.
A corrida organizada de cavalo quarto de milha teve início em Tucson, no Arizona. Em 1943, uma pista foi construída e projetada especialmente para este fim, em Rillito Park, Tucson.
O mais famoso QM de corrida tanto nas piistas como nas atividades reprodutivas foi Dash for Cash. 
No Brasil o QM de corrida encontra seu lugar nas canchas retas do interior, com grande expressão na pista do Jockey Club de Sorocaba